domingo, 24 de fevereiro de 2008

MAUDE SALAZAR, soprano

Bem, hoje reservei o espaço no meu blog para falar de uma pessoa MUITO importante em minha vida, principalmente musical. Me refiro ao grande soprano Maude Salazar, minha mestra do canto há 3 anos.


Conheci a Maude de maneira bem inusitada. Vou contar para vocês:

Estava eu no orkut (isso mais ou menos em março de 2005) quando vejo a 'carinha' dela solicitando entrar para minha rede de amigos. Como de praxe, fui ver quem era (não a conhecia, pasmem!!!) e logo que abro seu perfil, leio o seguinte:


(...) cantora lírica com formação no Studio do Maestro Franco Iglesias, em Nova Iorque, The Juilliard School, na Universitá per Stranieri di Peruggia, na Itália, além de ser graduada em canto no Conservatório Brasileiro de Música, UFRJ, e na Manhatan School of Music, o soprano Maude Salazar morou, estudou e se apresentou profissionalmente nos Estados Unidos, em vários países da Europa e no Brasil. (...)

Pirei, né? E na mesma hora, pensei: "ela será minha professora de canto".

Na época, eu tinha deixado meu primeiro professor de canto, que me apresentou ao canto lírico, me iniciou nesse maravilhoso mundo e a quem sou muito grato. Estudei por oito meses com ele - o baixo profundo João Alberto Barroso - que me passou uma das árias mais lindas para contratenor (mezzo-soprano): Voi Che Sapete, das Bodas de Fígaro de Mozart.

Enfim, voltando à Maude: depois de ler seu curriculum maravilhoso, a aceitei como amiga (clllllllllllaro!) e deixei uma mensagem agradecendo e tal e lembro-me que após esse contato ela me passou seu fone e liguei. Logo quando liguei, ela já foi falando: "ah, vc é contratenor, né?" Achei fantástico, hehehe, só de me ouvir falando, ela já tinha percebido...nos demos muito bem logo de cara e aí iniciei minhas aulas.


Ela me contou que me adicionou como amigo quando me viu em alguma comunidade em comum (ou amigos em comum) e que adorou meu sorriso, que 'iluminei a tela do computador dela', que me achou uma pessoa com muita luz, do bem (imagine eu ouvindo tudo isso, que maravilha?) e que resolveu me adicionar por isso. Nosso encontro já foi muito especial, divino.


Hoje posso dizer que estou MUITO melhor do que quando comecei a estudar canto lírico e técnica vocal com a Maude, sem dúvida alguma.


Maude é uma cantora formidável, uma professora maravilhosa, um ser humano lindo, muito sensível, simples, talentosa...divina! Uma grande amiga que ganhei de presente de Deus!

Agora, um pouco sobre a grande cantora lírica, Maude Salazar:

Cantora lírica com formação no Studio do Maestro Franco Iglesias, em Nova Iorque, The Juilliard School, na Universitá per Stranieri di Peruggia, na Itália, além de ser graduada em canto no Conservatório Brasileiro de Música, UFRJ, e na Manhatan School of Music, o soprano Maude Salazar morou, estudou e se apresentou profissionalmente nos Estados Unidos, em vários países da Europa e no Brasil.


Estudou oito anos em Nova Iorque com os professores Nico Castel (Metropolitan Opera), Rita Patane, Franco Iglesias, Yelena Kurdina.


Trabalhou como assistente do maestro Franco Iglesias por dois anos se se aprofundou bastante em ópera, musicais da Broadway e Jazz.


Foi Diretoria da Companhia de Ópera do Teatro Municipal de Niterói.

Estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro como protagonista de A VIÚVA ALEGRE, sob a regência de David Machado. Sendo aclamada como uma "cantora completa", o seu treinamento em ballet clássico e teatro deu à sua carreira dimensão e estilo nos muitos personagens do seu repertório.

Gravou um CD com árias de óperas (o primeiro do gênero já gravado por uma cantora brasileira no Brasil). Lançado pelo selo Niterói Discos, é acompanhada ao piano pela pianista do Metropolitan Opera House, Yelena Kurdina. O CD obteve excelentes críticas da imprensa especializada.


Destacam-se, entre seus trabalhos:

Solista em CARMINA BURANA, com a Orquestra Sinfônica de Campinas, direção de Benito Juarez;

Concerto no CARNEGIE HALL, em Nova Iorque, com músicas de Villa-Lobos, pelo qual recebeu as mais elogiosas críticas da imprensa local;
O papel de Suzanna em BODAS DE FÍGARO, na sala Cecília Meireles;


RÉQUIEM de Verdi, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência de David Machado;

LÍÙ na ópera TURANDOT, na Praça da Apoteose no Rio de Janeiro, sob a regência de Romano Gandolfi.


Foi solista na abertura da Temporada Lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de 1996 com a peça A FLORESTA AMAZÔNICA sob regência de Roberto Duarte;

o AMOR em Orfeo e Eurídice no Teatro Arthur Azevedo de São Luiz do Maranhão, sob regência de Sílvio Barbato e direção de Fernando Bicudo.


Em 1997, viajou por todo o país, divulgando seu CD.


Em 1998:

cantou a 4a. Sinfonia de Mahler,


VIOLETTA em LA TRAVIATA com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília sob regência de Elena Herrera.


Foi solista da 9a. Sinfonia de Beethoven com Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência de Roberto Tibiriçá.


Fez também concerto com árias de ópera com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, sob regência de José Guadalupe Flores.


Em Junho de 1999, cantou o papel de ROSINA no O BARBEIRO DE SEVILHA montagem da Cia de Ópera de Niterói com a Orquestra Sinfônica Nacional UFF, sob regência de Lígia Amadio, no Teatro Municipal de Niterói.

Em julho cantou o papel da CONDESSA DE BOISSY na ópera O ESCRAVO de Carlos Gomes, sob direção de Fernando Bicudo e regência de Eugene Kohl com a Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, montagem da Opera Brasil.

No ano de 2000, participou de vários concertos por todo o Brasil, inclusive produções de Madama Butterfly em forma concerto, onde fez a protagonista.


Atualmente é considerada pela crítica nacional, uma das melhores intérpretes deste país, tendo em seu repertório uma enorme gama de possibilidades: desde música de câmara a óperas. Atriz de grande força e paixão, empresta à ópera toda a magia que este grande espetáculo requer.

Tem uma paixão pelo ensino do canto e trabalha em seu estúdio em São Paulo dando aulas de canto lírico, popular, jazz e preparação para musicais. Tem desevolvido nesses últimos anos um trabalho chamado YOGA DA VOZ. O livro já foi lançado e está à venda nas melhores livarias.


Presto esta homenagem justa a essa grande artista pelo bem que ele não só fez e faz a mim, mas pra todos, com sua arte, sua voz, com sua magia!

BRAVA!!!

Nenhum comentário: