quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Contratenores Brasileiros

Ah...que maravilha...quero muito agradecer a todos os comentários de pessoas tão maravilhosas pra mim...e alguns, contratenores...muito obrigado!!! Amo vcs!!

*************************************************************

Hoje quero falar sobre os contratenores aqui da nossa terrinha...nossos queridos e GRANDES contratenores brasileiros que tanto nos orgulham e difundem nosso canto...nem sei por qual começo...farei um 'uni-duni-tê', heheheh!

E o escolhido para começar é o grande contratenor mineiro, Sérgio Anders, o Serginho, que eu tanto admiro. Um grande amigo. Grande artista e grande ser humano.

Sérgio Anders, contratenor, começou seus estudos com o Prof. Jefferson Jersey Filho, em Governador Valadares (MG). Graduou-se nos cursos de Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo aulas com Vania Soares, Elenis Guimaraes, Eliane Fajioli, Amin Feres e Monica Pedrosa.
Especializou-se em Música Brasileira - Práticas Interpretativas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais com Luciana Monteiro e sob a orientação de Mauro Chantal.

Foi professor de Técnica Vocal, Canto, Fisiologia da Voz e Expressão Vocal, nas Escolas de Música, Artes Cênicas e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Canto e Fisiologia da Voz na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ex-integrante do Coral Ars-Nova, membro efetivo licenciado do Coral Lírico de Minas Gerais, foi professor de Canto do Cefar-Palácio das Artes.

Foi contralto solista nas obras Stabat Mater de Pergolesi, Missa si m e Magnificat de Bach, Messias de Haendel, Gloria de Vivaldi, Sete palavras de Cristo Crucificado de Hostílio Soares, dentre outras.

No segundo semestre de 2005, teve aulas com o contratenor inglês Nicholas Clapton em Oxford (Inglaterra), onde permaneceu até 2006. De volta ao Brasil, desde setembro de 2006 é integrante do grupo Camerata Antiqua de Curitiba, sendo o único contratenor do grupo.

Em janeiro de 2007 interpretou “Nerone”, da ópera L’incoronazzione di Poppea, de Claudio Monteverdi, sob a regência de Nicolau de Figueiredo.
Atualmente é aluno da professora Neyde Thomas em Curitiba – PR e sempre que possivel faz aulas com Marilia Vargas.

*************************************************************

Agora, falarei sobre outro grande contratenor...o amigo José Lemos, que trabalha e mora fora do Brasil há muitos anos.


O contratenor brasileiro José Lemos foi o primeiro vencedor do Prêmio do Concurso Internacional de Canto Barroco em 2003, em Chimay, Bélgica. Recentemente completou seu mestrado no Conservatório Nova Inglaterra em Boston.

Se apresentou em óperas e em concertos com companhias tal como Boston Baroque, Boston Cecilia, Harvard Early Music Society, Les Parlement de Musique, Piccolo Spoleto Festival Early Music Series, e the Aldeburgh Snape Proms na Inglaterra. No verão de 2003 fez nos EUA sua estréia em óperas no The Tanglewood Music Festival in Robert Zuidam's Rage D'Amours, e retornou em 2004 para a produção de Britten “Sonho de uma Noite de Verão” (A Midsummer Night's Dream), interpretando Oberon.

Ele também uniu-se ao Tanglewood Music Center em Los Angeles para a estréia da ópera Ainadamar do compositor Osvaldo Golijov no novo Disney Center com a Filarmônica de Los Angeles.José Lemos é o principal artista convidado pelo famoso Baltimore Consort com quem viaja os Estados Unidos fazendo concertos. Um artista versátil, ele encantou as audiências em recitais com suas rendições exuberantes de canções brasileiras nativas.

Ele também estudou profundamente o repertório medieval e da renascença em suas apresentações com o Charleston Pro Musica and Quartetto Brio.Fez sua estréia como Ottone em L'incoronazione di Poppea de Monteverdi com o Seattle Early Music Guild dirigido Stephen Stubbs, cantou o papel de Tolomeo em Giulio Cesare de Handel no Göttingen Handel Festival dirigido por Nicholas McGegan, e o papel de Silène numa nova produção de Psique de Lully com o Boston Early Music Festival.Em 2007 José faz sua primeira gravação de um álbum com o Quartetto Brio, intitulado "Romance", que contém lindas canções judaicas.

Site do cantor: http://www.joselemos.com/m/mos.com/ que contém, além de informações, áudios maravilhosos, como Empio, Diro, Tu Sei (ária da ópera Giulio Cesare, Handel): www.joselemos.com/music/Empio,%20Diro,%20Tu%20Sei.mp3

*************************************************************

Agora, um pouco do contratenor Paulo Meste e grande ícone do nosso canto no Brasil. Um grande talento.

Natural de Curitiba, Brasil, Paulo Mestre vem desenvolvendo importante carreira como solista. Destacando-se em apresentações internacionais em Washington com a Camerata Antiqua de Curitiba, na qual participou durante vários anos.

Na França, em Pau, como convidado pela UNICEF, em Paris e Metz sob a regência de Ricardo Kanji, no ano do Brasil na França e em turnê com o grupo Calíope no mesmo país e tembém na Alemanha em Stuttgart, Costa Rica, em São José, Uruguai, em Montevidéu, Argentina, em Buenos Aires, Córdoba, Rosario e Mendoza.

No Brasil vem atuando em Festivais de Música Antiga do Rio de Janeiro, Curitiba e Juiz de Fora, em recitais com Marcelo Fagerlande, Bruno Procópio ao cravo e José Luiz de Aquino organista, e como solista de importantes orquestras brasileiras dentre as quais a Orquestra Jovem das Americas, da OSESP, Sociedade Bach, Orquestra da USP, orquestra de Câmara da UNESP, orquestra de Câmara da ULBRA no Rio Grande do Sul, Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra da Petrobrás, Sinfônica de São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Paraná e de Ribeirão Preto. Com grupos especializados em Música antiga como: Armônico Tributo (Campinas-SP), Roberto de Regina (Curitiba), Benedictus (Rio de Janeiro), Tábula (Brasília), Calíope (Rio de Janeiro), Orquestra de Ouro Preto (Minas Gerais).

Foi dirigido por Roberto Minczuk, Julio Moretzsohn, Carlos Prieto, Cristina Garcia Banegas, Monica Meira Vasquez, Ailton Scobar, Manfredo Kraemer, Ricardo Kanji, Homero Magalhães Filho, Nicolas Rauss, Nicolau Figueiredo, entre outros.

No terreno operístico cantou como protagonista o Orfeu de Gluck em Mendoza, como Sperança no Orfeu de Monteverdi, no Rio de Janeiro, e em Curitiba como Ptolomeu na Ópera Júlio César de Haendell.

*************************************************************

Cláudio Modesto, sua vez, hehehe! Este contratenor também é regente, lá de Vitória (ES) e é um grande cantor, um grande artista!

Cláudio Modesto é contratenor e estudou canto na Escola de Música do Espírito Santo na classe da professora Nathércia Lopes. Freqüentou vários cursos de canto com os professores: Maria Foltyn (na ópera de Varsóvia), Otello Borgonovo (do Scalla de Milão), Franco Iglesias (preparador vocal do Metropolitan Opera House de Nova Iorque).

Foi bolsista pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, em 1992/1993, freqüentando a classe de canto da professora Ana Higueras.Como solista, cantou O Messias de Haendel (Palácio das Artes de BH), Vésperas Solenes para N. Senhora de Pe. José Maurício ( em São Paulo), Canções Antigas Espanholas (Sala de Concertos do Hostal de los Reys Catolicos em Santiago de Compostela, Espanha).

Em Vitória, apresentou Réquiem de Mozart, Gloria e Stabat Mater de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Cantata 142 de Bach, Salmo 126 (Nisi Dominus) de Vivaldi, Te Deum de Bruckner e outros.É maestro dos corais: UFES, SEBRAE, Tribunal de Contas, Coro de Câmara de Vitória e EMSCAM.

*************************************************************

O contratenor paulistano Dannilu é talvez um dos mais versáteis. Ele além de cantar em óperas também tem um repetório crossover, mais popular, que agrada a muitos dos seus fãs.

Cantor lírico e ator formado pelo Conservatório Artístico e Musical Bela Bartok, Coral USP, projeto Escola e Arte de Teatro, ministrado pelo professor e diretor teatral Fermin Ivorra. Fez canto coral e teatro no Espaço Cultural Amacio Mazzaroppi e desenho artístico e publicitário na Escola Poliarte de São Paulo. No retorno às aulas de canto lírico com o professor Caio Ferraz, da Escola Municipal de Música

Dannilu já atuou em musicais da Broadway como 'Rent' de Jonathan Larson (1999-2000) e 'Dê uma Chance à Paz!' (Tributo a John Lennon e The Beatles) de Billy Bond (2001-2002).

O cantor conquistou o público em apresentações feitas nos programas de televisão Raul Gil (Rede Record), Gilberto Barros (TV Bandeirantes), Gugu Liberato (TV SBT), Otávio Mesquita e já teve trechos de seu show no Rock Brasil transmitido pela RedeTV!

No início de 2007 Dannilu participou da montagem de uma ópera do período barroco. Na ópera "Rinaldo" de G. F. Häendel Dannilu interpretou um Mago, um dos vilões, papel este para um contratenor. Dannilu se apresentou no Teatro Clube Concórdia em Curitiba e teve algumas aulas de canto com a renomada professora Marília Vargas (Brasil-Suíça).

Contratado em 2003 pela Atração Fonográfica, Dannilu Primeiro CD – Dannilu - A Question of Honour . O contratenor estréia no mercado fonográfico com repertório eclético, que traz desde os clássicos da MPB à árias de óperas como King Arthur,Russalka entre outros.

Site do cantor: http://www.myspace.com/elfodannilu

*************************************************************

O 1º lugar e prêmio revelação da categoria masculina no VI Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, 2005, considerado atualmente o maior concurso de canto da América Latina foi o contratenor Marconi Araujo.

O Contratenor Marconi Araújo começou os seus estudos de música ainda muito cedo, aos nove anos de idade, como sopranino em igrejas. Já em sua fase adulta, depois de esperar por sua muda vocal – pois sua voz era um pouco diferente do usual – ele se tornou um pianista, deixando o canto em segundo plano. Depois disso não foi difícil se tornar um maestro, diretor musical e regisseur, usando seus conhecimentos como cantor, maestro e pianista.

Como regente-coral e compositor conquistou muitos prêmios na Europa e Brasil e fez turnês com seus grupos pelas Américas e Europa. Como compositor possui várias peças para piano, piano-voz, quartetos, ensemble vocal e conjuntos orquestrais; trabalhos completos para coro e orquestra incluem “Missa Longa em re-menor” para solistas, coro duplo e orquestra, “Magnificat” para coro feminino duplo, solista e orquestra e “Beatus Vir” para coro masculino duplo, solistas e orquestra.

Em 2000, o maestro Marconi Araújo foi convidado pela ASSOCIAZIONE INTERNACIONALE AMICI DELLA MUSICA SACRA para se apresentar para o Papa João Paulo II na praça São Pedro e na Ala Paulo VI no Vaticano, assim como uma turnê por Portugal e Itália, incluindo a cidade natal de Pedro Álvares Cabral, Santarém, em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Após sua muda vocal começou sua carreira como tenor, devido às poucas possibilidades que via para uma carreira como contratenor no Brasil. Araújo cantou na estréia do Réquiem de Michael Haydn no Festival Michael Haydn em Brasília. Em 1995 ele esteve sob a batuta do Maestro Jonh Rutter performando seu “Gloria” para coro e orquestra, com o Coro Sinfônico de Brasília, no Carnegie Hall em Nova York. Sua relação com a ópera foi estreita desde o início. Ele esteve envolvido com o Teatro Nacional Cláudio Santoro tanto como tenor quanto diretor do Coro Lírico do Teatro. Como diretor do Coro Lírico o Maestro Marconi dirigiu várias óperas como: La Bohème, Lucia di Lammermoor, Madama Butterfly, The Barber of Seville, Alzira e Carmen.

Marconi Araújo foi vanguarda no gênero Teatro Musical no Brasil, sendo o Musical Director e Vocal Coach da montagem brasileira de Les Misérables, um espetáculo da Cameron Mackintosh Productions. Dez, dos doze principais, eram pupilos do maestro Araújo no “Les mis”, que foi o primeiro grande musical da Broadway no Brasil e abriu portas para que o gênero entrasse definitivamente no circuito brasileiro. Marconi Araújo também dirigiu produções como: Jesus Christ Superstar (excertos), Disney Songs, Duets on Broadway e Comunittà.

Depois de fazer uma carreira como diretor no Brasil, Araújo decidiu ir aos Estados Unidos para cantar como contratenor devido a uma deficiência em produções de óperas barrocas no repertório operístico brasileiro. Já com bacharelado em regência pela Universidade de Brasília, Marconi Araújo concluiu seu mestrado em performance vocal sob a orientação da Doutora Katrina Zook na Universidade do Wyoming, EUA.

Em 2005 Marconi Araújo foi contemplado com o primeiro lugar e prêmio revelação da categoria masculina no VI Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, considerado atualmente o maior concurso de canto da América Latina. Em breve estada no Brasil, esteve envolvido em recitais e master classes em várias metrópoles brasileiras. Ainda em 2005 performou “Birthday Ode for Queen Mary”, de H. Purcell, e atualmente faz coaching com o renomado pianista americano Martin Katz.

Site do cantor: http://www.marconiaraujo.com/

5 comentários:

Unknown disse...

Uauuuu Thethéo que legal mano!Ops,preciso me concentra aqui,hihihi!!! Amei a escolha dos meninos contratenores hahaha! Principalmente por eu ser amigo de alguns deles e eu estou aí no meio tbm,hehehehe! Nossa,me deu uma saudade das conversas com Marconi! Muita gente não presta atenção mas pode-se aprender muito num simples bate-papo com esse gênio! J.Lemos é o meu preferido no momento,ouço todo dia suas canções em seu site e quero muito o CD desse menino de voz encorpada!Qto ao Cláudio,quero agradecê-lo pelo elogio lá na comunidade do orkut!Puxa vida,me sinto um elfozinho perto desse magos da música com quem quero aprender muito!Vc tbm não quer Théo?Qta qualidade temos aqui neste Brasil né Thethéo?Só precisva de um pouco mais de divulgação e valorização à cultura musical de verdade! Bom,é isso! Parabéns a todos e a seus maravilhosos trabalhos e talentos!Muita luz do ELFO!

Eliezer Rabello disse...

Poxa theo q bom ver este blog. Tambem sou contratenor do Amazonas estudando canto na California, seria otimo manter contato. Um abraco!

Unknown disse...

Oi!
tudo bem?
Bom, meu nome é Erick e tenho 19 anos.Gostaria de saber se invisto em aulas de canto, também sou contratenor, ou se continuio no piano? Ajudem aí! Gostei muito do Blog!

Anônimo disse...

Boa noite,

Eu sou contraltista, canto desde os 15 anos aqui na Bahia, sou de uma Ordem Budista, não posso me apresentar em público. Meu trabalho é restrito ao templo que me abrigou. Eu poderia está fazendo muito sucesso fora daqui, mas sei da minhas obrigações religiosas, e sou muito feliz em poder levar todos os dias uma pouco de alegria e contentamento para todos que chegam ao nosso lar, com o meu talento.

Unknown disse...

Ola meu amigo tudo bem?
Parabéns pelo seu blog. Muito legal e muito interessante. Eu adorei!
Sou suspeito de falar que só faltou o Helder Savir. Que para mim e o timbre mais lindo dos contra-tenores Brasileiros. Comparado em minha opinião somente com Andreas Scholl. Entre os três melhores tenores brasileiros eu colocaria Helder Savir, Paulo Mestre e Claudio Modesto! Abraços..